O que fazemos

Debate de Ideias e Representatividade

  1. DE QUE MANEIRA A IFMSA BRAZIL EXERCE SEU ADVOCACY?

A IFMSA Brazil dialoga e ocupa espaços junto a órgãos públicos, entidades privadas e associações médicas, a fim de defender os entendimentos estabelecidos por sua comunidade e atuar propositivamente na resolução das pautas.

A instituição desenvolve políticas a partir de documentos elaborados colaborativamente pelos Coordenadores Locais (CLs) e apreciados em plenária de Assembleia Geral, nos quais são delimitados posicionamentos, requerimentos e planos de ação para as pautas propostas.

  1. QUEM A IFMSA BRAZIL REPRESENTA?

A IFMSA Brazil reconhece o direito de Liberdade de Associação e, portanto, intenciona representar estritamente seus Coordenadores Locais e Alumni (médicos graduados que permanecem na instituição), voluntariamente filiados.

Atualmente possuímos Comitês Locais instalados em 83 Escolas Médicas, distribuídas em 24 estados brasileiros. Os acadêmicos de medicina de instituições de ensino ainda não vinculadas podem solicitar a abertura do processo de fundação de Comitê Local pelo email vpi@ifmsabrazil.org .

  1. QUAL É O ESPECTRO IDEOLÓGICO DA IFMSA BRAZIL?

A IFMSA Brazil não endossa propostas partidárias ou ideológicas sistemáticas, e não é definível por “direita” ou “esquerda”.
Nossa comunidade de filiados congrega as mais diversas escolas de pensamento, assegurando o contraditório como ferramenta precípua para a construção de consensos adequados, caso a caso.

  1. COMO A IFMSA BRAZIL SE RELACIONA COM AS OUTRAS ENTIDADES ACADÊMICAS?

A IFMSA Brazil mantém relações com diversas organizações estudantis membros da IFMSA (International Federation of Medical Students’ Association) ao redor do mundo. Além disso, formalmente, em nosso País possuímos parceria apenas com a Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (ABLAM).

No entanto, a instituição também reconhece a relevância das demais entidades representativas de estudantes de medicina, por compreender ser positivo ao acadêmico poder eleger e inserir-se nos espaços que melhor acolherem suas manifestações, em especial pela abrangência territorial e numérica das escolas médicas brasileiras, que torna impraticável a uma única instituição suprir toda a demanda discente.

  1. QUAIS SÃO OS ESPAÇOS DE DELIBERAÇÃO DA IFMSA BRAZIL?

Anualmente são organizadas duas Assembleias Gerais (AGs), com sedes alternantes pelo país. As AGs são o maior espaço deliberativo da instituição, nas quais se reúnem delegados de todos os Comitês Locais (LCs) do Brasil.

Para assegurar participação ampla das escolas médicas filiadas, a instituição adota a PRT – Política de Reembolso de Transportes – um fundo de auxílio financeiro para custeio de passagens a representantes de LC.

Além disso, as Regionais (grupos organizacionais e geográficos de Comitês Locais) promovem uma vez ano suas próprias Assembleias (ARs), e dezenas de eventos locais e fóruns virtuais são promovidos todos os meses pelos Coordenadores Locais da IFMSA Brazil.

 

Procure um Coordenador Local na sua faculdade ou entre em contato por atendimento@ifmsabrazil.org para saber mais.

 

Capacity Building

O Capacity Building é a coluna vertebral da IFMSA Brazil.

A capacitação em habilidades como liderança, produtividade, comunicação, trabalho em equipe, dentre diversas outras, é a matriz primordial para a formação de Coordenadores Locais aptos a fazerem a diferença.

É parte da missão da IFMSA Brazil contribuir para a formação médica plena e, em especial para o contexto brasileiro, aplicar metodologias eficientes para otimizar a gestão de recursos é imprescindível ao cuidado em saúde.

Esta proficiência repercute também institucionalmente, ao contribuir para a boa administração dos Comitês Locais, e individualmente, aperfeiçoando práticas cotidianas que potencializam a qualidade de vida dos membros filiados.

Para tanto, é utilizada a estrutura internacional de multiplicação de conhecimentos da IFMSA. Novos treinadores são produzidos em eventos supervisionados e tutorados por treinadores experientes, para prepará-los a atuar localmente na facilitação do desenvolvimento de skills de demais acadêmicos.

O sistema de formação é continuado, partindo de encontros regionais para globais, ampliando progressiva e sustentavelmente as possibilidades de atuação do treinador. Contamos, ainda, com a parceria e a expertise daFundação Estudar, que há 25 anos trabalha em prospecção de lideranças jovens no país.

Procure um Coordenador Local na sua faculdade ou entre em contato por atendimento@ifmsabrazil.org para saber mais.

 

Intercâmbios Estudantis

Primeira associação vinculada à IFMSA na América Latina, a IFMSA Brazil conta com 25 anos de tradição e experiência na promoção de intercâmbios estudantis, nacionais e internacionais, clínico-cirúrgicos e de pesquisa.

Vivência de novas perspectivas de saúde, aprendizado cultural e linguístico, networking, amadurecimento, independência e oportunidades curriculares compõem um potencial transformador ímpar na construção de médicos capacitados a fazerem a diferença.

Nossa missão é fornecer aos acadêmicos todo o suporte para uma experiência inesquecível, que contribua ativamente na formação de profissionais mais qualificados, tolerantes e capacitados a atuarem nos mais diversos cenários.

Tudo isso com confiança e credibilidade que são nossos diferenciais: a qualidade do intercâmbio da IFMSA Brazil é reconhecida internacionalmente; premiada, em 2016, como 2nd Best Exchange Program pela IFMSA.

O Brasil e o mundo estão ao seu alcance! Procure um Coordenador Local na sua faculdade ou entre em contato por atendimento@ifmsabrazil.org para saber mais.

Educação Médica

Compreendendo a dinâmica de demanda por conhecimento na graduação médica, cuja imensa abrangência jamais possibilita que todo o conteúdo necessário a uma prática profissional de excelência se restrinja ao previsto nas grades curriculares, a IFMSA Brazil faculta oportunidades que estendem a proficiência da formação.

Workshops de padronização nacional oferecem capacitação tanto complementar, potencializando habilidades requeridas pelo conteúdo programático do curso, quanto suplementar, diversificando repertórios para o manejo às idiossincrasias dos pacientes.

Abordagens teóricas são também exploradas, em simpósios, mesas redondas e demais eventos organizados pela instituição, que contemplam o aprofundamento de temáticas de saúde relevantes ao contexto regional do estudante, com incentivo à inserção da sociedade nestes, trabalhando em prol da divulgação científica.

Procure um Coordenador Local na sua faculdade ou entre em contato por atendimento@ifmsabrazil.org para saber mais.

 

Produção Científica

A produção científica está presente em todos os currículos acadêmicos e contribui fortemente e de diversas maneiras para a formação profissional do estudante de medicina. Além de colaborar para a ampliação do conhecimento, desenvolver projetos de pesquisa auxilia na aquisição de habilidades como escrita, leitura e interpretação, e na elaboração de propostas e projetos de intervenção social. Promove, ainda, auxílio na formação de novos pesquisadores que seguirão a carreira acadêmica, como também de todos os que estão em processo de graduação. Por conseguinte, induz a prática e a aplicação dos conceitos ensinados em sala de aula.

A Divisão de Suporte de Publicação e Pesquisa da IFMSA Brazil incentiva e auxilia os Coordenadores Locais a participarem ativamente da evolução do mundo científico, por meio de inserção em congressos e outros eventos de cunho científico e da redação de artigos, textos e outros conteúdos para revistas e diversos meios de comunicação. Entendemos que essa é a melhor oportunidade de mostrar a todos o impacto das ações dos nossos Comitês Locais, a mudança da realidade de situações e como todos também podem modificar a realidade a sua volta.

O fomento científico na IFMSA Brazil visa, além de oferecer à comunidade produções qualificadas e de alto impacto, o desenvolvimento curricular dos Coordenadores Locais, por meio de planejamento e aplicação de atividades, habilidade de comunicação em âmbito profissional, gestão e organização de ideias. Propomos o conhecimento aplicado e o protagonismo como ferramentas de transformação pessoal, local e global.

Procure um Coordenador Local na sua faculdade ou entre em contato por atendimento@ifmsabrazil.org para saber mais.

 

Promoção de Saúde

A extensão universitária no Brasil aperfeiçoou-se em sua essência pelo decorrer de décadas, abandonando a conotação meramente assistencialista e redentora da sociedade para adquirir um caráter que visa o empoderamento popular.

A IFMSA Brazil acredita neste modelo e atua como agente disseminador de educação em saúde, intervindo em necessidades específicas das mais diversas regiões do país. Resultados notáveis em melhoria de qualidade de vida são obtidos por projetos que legam conhecimento, autonomia e hábitos positivos às comunidades.

E, para assegurar intervenções efetivas, nossa creditação de atividades exige planejamento e critérios de exequibilidade, como reconhecimento de campo e capacitação dos participantes, para que conheçam o público-alvo, e dominem o tema abordado, além de posterior mensuração de impacto para aprimoramento de estratégias.

Todo o processo influencia, também, na dinâmica de percepção social do acadêmico, que estabelece empatia e reforça valores que transpõem a naturalização de hábitos mecanizados da profissão, formando médicos preparados para convívio e atendimento a diversidades e adversidades.

Procure um Coordenador Local na sua faculdade ou entre em contato por atendimento@ifmsabrazil.org para saber mais.